Livro: Se eu ficar

Se Eu Ficar - Gayle Forman

Eu sei que existem centenas de resenhas do livro “Se eu ficar” da Gayle Forman por aí, mas eu tinha mesmo que compartilhar com o mundo minha experiência com ele. Na verdade eu não tinha nenhuma expectativa quanto a história do livro, simplesmente porque eu não sabia nada sobre ele. Aí que eu estava na Bienal do Livro, vi e me apaixonei pela capa. Comprei, li e me apaixonei pela história.

Mia é uma garota de 17 anos, violoncelista e está prestes a entrar para Julliard devido ao seu talento para música. Ela já vem de uma família de músicos, só que seus pais são punks e ela prefere música clássica, ela é tipo a “ovelha negra da família”. Porém nada disso impede que ela tenha um bom relacionamento com seus pais e irmão.

Mia namora Adam, o vocalista de uma banda de rock, eles se conheceram nas aulas de música no Ensino Médio e ela fica um tempo sem entender o porquê de Adam escolher ela, já que os dois são bem diferentes.

Tudo parece muito bem, até que em um dia de neve Mia e sua família decidem fazer um passeio de carro, no caminho acontece um acidente, os carro deles bate em um caminhão, ao acordar logo após, Mia encontra seu próprio corpo nos destroços que sobrou do carro, ela se vê sendo levada ao hospital e vê os esforços dos médicos para salvar sua vida, porém ela não sente nada.

Ao ouvir uma conversa entre uma enfermeira e seus avós, Mia descobre que é ela quem decide se ela vai ficar ou não.

– Vocês podem achar que são os médicos ou as enfermeiras ou todos estes equipamentos que controlam o show – diz ela, gesticulando na direção dos aparelhos. – Nã-não. É ela quem controla o show. Talvez ela só esteja esperando a hora certa. (página 70)

Foi nesse momento que Mia descobriu que ela que tem o controle de tudo, a decisão de ficar ou partir é exclusiva dela. Neste momento o livro vai contando sobre algumas histórias da vida dela que se encaixam com os momentos que ela está no hospital. Ela lembra como conheceu Kim, sua melhor amiga; como conheceu Adam e lembra-se do dia do nascimento do seu irmão, entre outras coisas.

Paralelo a isso, Adam e Kim estão desesperados para ver Mia e fazem de tudo para conseguir entrar na UTI, enquanto ela fica na angustia de encontrar Adam. Além disso, ela tem que fazer a escolha mais importante da sua vida.

“Se ela eu ficar” foi devidamente devorado por mim em dois dias, fazia tempo que eu não me sentia tão presa a um livro como este. Tentei me colocar no lugar da Mia tantas vezes que quase enlouqueci haha. Superou todas as minhas expectativas, mesmo eu não conhecendo a história antes, deduzi que era bom já que várias pessoas falaram dele. Gostei tanto que recomendei a leitura para todo mundo que eu conheço.

O livro tem continuação, se chama “Pra onde ela foi” e será lançado dia 6 de outubro e no dia 4 de setembro é a estreia da história nos cinemas, tendo a Chloë Grace Moretz, aquela linda, no papel de Mia.

“Se eu ficar” é uma publicação do Grupo Editorial Novo Conceito e tem 224 páginas.

“Às vezes você faz escolhas na sua vida, e às vezes as escolhas fazem você. Essa é a beleza das coisas.” 

Trailer do filme <3

9 comentários sobre “Livro: Se eu ficar

Deixe seu comentário

