7 dicas para quem está começando um blog

blog

Por que aqui a gente tem paciência pra quem tá começando, sim!

Antes escrever este post eu dei uma olhada nas dicas que o pessoal do Rotaroots deu, só pra tentar colocar algumas coisas diferentes. Mas, digamos que os passos são os mesmos pra quem decidiu criar um post ou pra quem é novo na blogosfera.

Eu separei as dicas que mais acho importante, faz uns 4 anos que tenho blog e nesse tempo tentei ler e reunir a maior quantidade de conselhos sobre como “ter um blog” e essas dicas a baixo são aquelas que eu tenho vontade de cochichar no ouvido de alguns bloggers haha

1- Layout
Não é a coisa mais importante de um blog, mas um layout legal sempre chama a atenção. Além disso, algumas informações tem sempre que estar na vista do leitor, por exemplo, essa barra lateral com a foto e um breve “sobre” da pessoa que está escrevendo o blog, redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, categorias do blog, tags e por aí vai. Um menu no cabeçalho ou rodapé com informações como “sobre”, “contato” e etc. é bom também. E nunca copiem layout de outros blogs, é feio, muito feio. Procure sua própria identidade, há vários layouts prontos que você mesmo pode customizar, fica simples e bonitinho. E nunca, nunquinha use comic sans, por favor haha.

2- Padronize as imagens
Por favor, não coloque imagens de tamanhos diferentes no mesmo post, é feio pra caramba haha. Alias, sempre tente usar o mesmo padrão de imagem para blog todo, veja seu layout e estabeleça um tamanho padrão para usar em todos os posts, é visualmente bonito e confortável. As pessoas gostam desses padrões, vai por mim. E sempre tente usar fotos com qualidade boa, nada de foto borrada ou tremida, se ficou assim faça de novo. Não precisa ter uma super câmera com milhões de lentes, hoje qualquer celular faz fotos legais e de boa qualidade, é só dar uma praticada e ver as funcionalidades que a câmera do seu celular tem e se aproveitar delas.

3- Responda aos comentários
Eu sempre adorei ler comentários, quando os do blog começaram a crescer eu sempre pensava “caraca, a pessoa parou o que ela estava fazendo só pra comentar esse post! Que de mais!”. E nada mais justo responder a pessoa que achou legal interagir com você. No começo eu tinha vergonha de responder, não sabia o que escrever haha Agora vejo que essa interação é super importante, nem se for pra agradecer ao lindo que dedicou um tempinho para ler e comentar seu post.

4- Escreva sobre o que você gosta (e conhece)
Dããã, parece meio obvio né, mas vejo bastante post forçado por aí, pessoa fazendo resenha de produtos que eu duvido que ela tenha usado ou gostado, ou de looks que foram fotografados só pra virar post mesmo e a pessoa nem saiu de casa com aquela roupa, ou pior, pessoas que escrever sem saber sobre o que estão falando. Se vou falar sobre assunto x, mesmo que eu conheça vou dar uma pesquisada só pra confirmar as informações e tals. É péssimo espalhar informação errada, então acho muito valido perder um tempinho e conferir tudo antes de publicar seu post.

5- Publique com frequência
Aí você me fala “quenhé você pra falar de frequência?” haha Pois é, gente :( Não quer dizer que você tenha que postar algo todos os dias, se você conseguir ótimo, mas se não, publique com uma frequência que seus leitores entendam que tal dia terá um post novo. Por exemplo, todo domingo tem o Link Party por aqui e mais um post durante a semana (quase sempre). Antes eu postava uma vez por mês, tudo bem se essa for sua frequência. Não publique nada forçado.

6- Mantenha um banco de ideias
Meu banco de ideias é um bloquinho de capa dura parda do qual eu gosto bastante e que anda sempre comigo, e sempre que tenho alguma ideia eu anoto lá com a minha linda caneta nanquim ponta 0.5, exatamente assim, por que acho que deixa as coisas mais “oi, sou uma aspirante a escritora e tô aqui anotando as ideias que o universo me dá” hahaha Pois é, seja lá onde for, anote suas ideias, se você deixar elas escaparem outra pessoa vai pegá-la. Anote tudo! Mesmo!

7- Não copie posts!
Nunca, é desrespeitoso, é feio, é uma falta de consideração imensa. Se você gostou muito de um post divulgue ele no seu blog e cite a fonte. Se você gostou do tema de um post e quer publicar algo igual, faça com as suas palavras, suas imagens e, se for pertinente, cite que a ideia foi tirada do blog tal. Eu já tive um post copiado na caruda por outro blog, é péssimo, por que eu tinha perdido tempo para escrever aquilo para outra pessoa copiar e levar os créditos. Feio né? Então nunca faça isso!

Acho que todas essas dicas não são nada se você não colocar amor no seu blog, é clichê e meloso mas, antes de mais nada, blog é uma coisa pessoal, um canto na internet sobre você, onde você casualmente (ou sempre) vai expor sua vida, seus gostos, suas preferencia, sua opinião, vai desabafar sobre seu dia ruim ou vai festejar uma conquista sua. Então, tem que ter amor sim, já que ele acaba sendo uma parte sua.

Além disso, a Lominha do Sernaiotto criou um OrgBlog muito bom mesmo que vai te ajudar a deixar seu blog fabuloso.
E no Pinterest você pode achar vários blog planers que são muito uteis na hora de organizar as postagens e divulgações.

Boa sorte :)

“O tema deste post foi proposto pelo grupo saudosista  Rotaroots. Para saber mais sobre é só acessar o grupo no Facebook.”

Anúncios

5 comentários sobre “7 dicas para quem está começando um blog

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s