Hortinha

É oficial, agora temos uma horta aqui em casa! Tá no começo ainda, não temos tanta coisa plantada mas, o espaço já está arrumadinho, os canteiros estão prontos e nossas verduras já estão crescendo bonitas.

Ok, aqui temos espaço para ter uma horta, mas e quem mora em apartamento ou casa onde não tem um pedacinho de terra para plantio? Não tem problema, nem desculpa pois algum gênio inventou as hortas verticais. E não é só isso, basta alguns vasos, terra, mudinhas, sol e amor que você já pode dar inicio à uma bela horta de quintal.

Antes de mais nada, pense no que você quer cultivar e o quanto de espaço você tem disponível para isso. Em apartamentos, como há quase sempre pouco espaço, uma horta de temperos é interessante, pois as mesmas podem ser plantadas em vasos.

Então, você irá precisar de vasos, terra adubada, argila expandida e mudas. Pode ser semente também mas, por experiência própria, as mudas são mais práticas.

follow-the-colours-plantando-em-vaso-infografico

Agora falta saber o que plantar. Já que estamos falando de temperos, tenha em mente o que você mais vai consumir e quanto tempo você tem disponível para cuidar das plantinhas.

Montei esse infográfico mostrando os temperos mais comuns e suas particularidades para o plantio.

Fictional literature is made from the imagination. (1)

Já sabe o que plantar e onde vai ficar seus temperinhos? Agora os valores. Aqui onde moro, nós pagamos cerca de 15 centavos cada muda de tempero e verdura (salsinha, coentro, tomate, alface, agrião, couve) e cerca de 2 reais as mudas maiores como hortelã e alecrim.

Cada vaso custa de 1 à 10 reais, dependendo do tamanho. Um saquinho de terra adubada com mais ou menos 1kg custa cerca de 10 reais. Todos os valores são aproximados, com base nas floriculturas e viveiros da região onde moro. Mas, já da pra ter uma noção de quanto custa iniciar sua horta.

Agora, fique atento em algumas dicas de como manter sua horta sempre saudável. Mesmo sendo cultivada em vasos, sua planta pode desandar se não tiver atenção necessária.

  • Atenção ao tamanho do vaso, há plantas que necessitam de espaço para crescer. Por exemplo, uma planta de 80 cm de altura precisa de um vaso de 30 cm de profundidade por 20 cm de diâmetro. Espaços pequenos podem atrofiar suas raízes.
  • Atenção ao sol, plantas de sombra podem apresentar folhas amareladas ou secas se expostas por muito tempo a luminosidade.
  • Folhas murchas é indicio de pouca água, e para não encharcar sua planta use um sistema de drenagem como vasos com furo embaixo e argila expandida.
  • Ague sua plantas lá pelo inicio da manhã ou final da tarde.

E, por fim, algumas inspirações para deixar sua hortinha mais bonita

1 2 3

Tem mais inspirações de hortas e jardim neste painel do Pinterest, que será sempre atualizado e mais informações sobre o assuntos na Casa Vogue, Itatiaia, Viva mais verde e Globo Rural.

Anúncios

3 comentários sobre “Hortinha

  1. Que post mais amor! Eu meio que não tenho o dom pra cuidar de plantas, nem dom, nem paciência pra falar a verdade, mas tá tudo tão explicadinho que tô querendo meu próprio manjericão! HAHAHAHA

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s