A vida de colecionador

collection

Ter centenas de livros, a discografia da sua banda favorita ou todos os videogames que você gosta são sonhos de consumo para uns e algo irrelevante para outros. O prazer em colecionar é algo realmente difícil de explicar para quem não coleciona, sempre vem a pergunta “para que comprar se eu posso ter isso de graça?” ou a afirmação de que o dinheiro deve ser gasto com coisas mais importantes, mas ter um hobby e consumir cultura é importante, porém não é um pensamento tão comum em nosso país.

Eu sou colecionador desde criança. Tive o prazer de crescer nos anos 90 e colecionar bolinhas de gude, tazos, cartinhas, cartões telefônicos, etc. Sempre fui a criança chata que preferia trocar figurinhas do que batê-las kkk, queria ter a coleção completa bonitinha e na ordem, tanto que ainda hoje guardo várias destas coleções e acabei trazendo este costume para a vida adulta.

Em 2007 comecei minha coleção de mangás e hoje tenho cerca de novecentas edições, comecei por causa da minha paixão por Os Cavaleiros do Zodíaco e a partir daí conheci muita coisa, especialmente na época que eu frequentava os eventos de anime. Hoje são poucos títulos que me interessam do que saí nas bancas, mas sempre confiro os lançamentos.

Minha outra grande coleção é de filmes, tenho uns duzentos filmes e a maioria deles em blu-ray. Comecei a coleção em 2012 por causa dos filmes da Disney, depois comecei a comprar os da Pixar e Studio Ghibli também, além dos filmes que não são de animação. Além destas coleções vez ou outra compro um livro ou CD (sim CD kkk), mas não tenho muitos não.

Por que colecionar?

Eu acredito que seja um ótimo hobby desde que feito de forma saudável, sem comprometer sua renda. Sobre gastar dinheiro à toa eu me pergunto se todos gastam todo seu dinheiro  nas coisas ditas como importantes e afirmo que todo dinheiro gasto com algo que você gosta é bem gasto.

O ponto mais importante em colecionar é valorizar o trabalho de quem fez, adquirindo um produto original você contribui para que aquele trabalho que te agradou se torne lucrativo. Fora isso também existe a qualidade que na maioria das vezes será a melhor possível e o prazer em ter aquele item em mãos, os mimos de uma edição especial, o cheiro de livro novo, folhear o encarte de um CD, etc. Colecionar é namorar aquela edição por meses e comprar assim que possível, ter todos os sites de compras nos favoritos, achar que ganhou na loteria quando encontra algo raro por um preço bom e pesquisar como se não houvesse amanhã, pequenos prazeres que só os admiradores de prateleiras conhecem kk.

Colecionar é muito bom e creio que farei isso para sempre. Alguém aqui coleciona também? Se sim, comente o que você coleciona.

2 comentários sobre “A vida de colecionador

  1. Além de boletos, eu também coleciono conchinhas, o bom é que não preciso gastar para adquiri-las haha o ruim é que o único lugar que tem é a praia né. Na minha época de adolescente eu colecionava Harry Potter, até hoje tenho uma pasta com álbuns, recortes de jornal, entrevistas, revistas, mais um monte de coisas. Bons tempos :)

    Curtido por 1 pessoa

    • Conchinhas é uma coleção que cabe no bolso xD eu sou assim de tentar ter tudo de Os Cavaleiros do Zodíaco, tenho quase todos os mangás e dvds que saíram, infelizmente os bonecos custam um rim kkk

      Curtir

Deixe seu comentário

