Como eu planejei meu intercâmbio mesmo ganhando pouco

dream

O intercâmbio sempre foi um sonho meu, mas algo muito distante e eu nunca pensei seriamente nisso, afinal é um sonho caro, assim como uma casa ou carro por exemplo. Eu sei, não é fácil ter tanta grana ainda mais na crise, mas quero compartilhar a minha experiência neste desafio que tenho enfrentado  e quem sabe ajudá-los a se planejar financeiramente para transformarem seus sonhos em objetivos também.

 

1º Passo: Analisar e aprender a economizar

Cropped image of woman's hands calculating home finances at desk

No começo de 2015 decidi que eu precisava começar a guardar algum dinheiro, mesmo que sem propósito, pois vi que eu nunca estava preparado para imprevistos apesar de saber lidar com o dinheiro e nunca ficar no vermelho. É importante frisar que minha renda não supera 2 salários mínimos hoje e era menor na época que comecei, outros dados que fazem a diferença é que moro com meus pais, mas ajudo nas contas e que sou solteiro e não tenho filhos.

O primeiro passo antes mesmo de começar a juntar foi analisar como eu gastava meu dinheiro, eu literalmente fiz um bloco de notas e uma planilha mensal de cada gasto meu para saber para onde ia meu dinheiro. Se você pensa que a maioria dos gastos era com coisas importantes você está enganado. Sim, todos temos contas para pagar, no meu caso isso não pesa tanto porque não pago tudo, mas ainda sim é incrível ver como aquele salgado à mais, aquele sorvetinho após o cinema ou o livro em promoção pesavam no bolso no fim do mês. Comecei a me regrar, estabeleci um limite para gastos com comida no trabalho e passei a levar marmita quase sempre, outro limite foi para os gastos com itens colecionáveis, no meu caso livros, filmes e mangás. Depois disso comecei a trabalhar minha fatura do cartão, passei a comprar mais coisas a vista e obviamente o cartão também ganhou um limite. Outra coisa muito importante é que não compro comida no crédito, sigo o mantra de “se eu consumo agora, pago agora”.

Outra medida importante foi tentar economizar nos rôles. Eu fiz o possível para não deixar de sair, pois vejo isso como a minha recompensa pelo esforço, mas tentei sempre salvar uma graninha evitando comer sempre no shopping, pagando meia no cinema com meu cartão Itaú e por aí vai.

 

2º Passo: Como juntar dinheiro?

Accounts. Golden coins in soil with young plant isolated. Money

Estas medidas já fizeram uma puta diferença e ao ver que eu conseguia me controlar melhor decidi começar a realmente guardar um valor mensal, de início eram 100 reais mais o que sobrasse do salário anterior no dia do próximo pagamento, decidi que eu tinha que viver o mês com o dinheiro daquele mês.

Dois meses depois disso decidi que faria o intercâmbio. De início não pesquisei nada sobre a grana necessária e recomendo o mesmo a todos, pois isso pode ser desmotivador, afinal você está muito longe ainda. Também criei uma nova regra com esta decisão, toda a grana extra que entrasse iria para a poupança como PIS, 13º, PRL, etc. Com isso consegui juntar grana mais rápido. Existem fundos que rendem mais que a poupança para investimentos a longo a prazo, eu não fui atrás, mas recomendo.

3º Passo: Planejamento e realização

travel

A prática destes métodos e uma mudança de cargo ajudaram no sonho, pude ir guardando um pouquinho mais por mês e no fim do ano passado eu tinha uma grana legal e decidi que tinha chegado a hora de ver quanto eu realmente precisava. Após um mês fazendo análises vi que o custo para um intercâmbio na Irlanda de 6 meses não estava tão longe assim e eu poderia ir em 2017, em janeiro comprei o curso e já o deixei praticamente pago, comecei a vender algumas coisas para ajudar no que falta como meu Nintendo Wii (o que surpreendeu muita gente) e hoje estou com tudo planejado para que eu esteja toda a grana necessária em mãos até a viagem em agosto.

Espero que as dicas ajudem, claro que vocês podem e devem ajustá-las para a realidade de vocês, mas não deixem seus sonhos só na cabeça, pois a sensação de conseguir realizá-los é maravilhosa =D

11 comentários sobre “Como eu planejei meu intercâmbio mesmo ganhando pouco

  1. Marcelo!!
    Quero aderir a essa ideia também. Vou seguir como fez e, quem sabe, não de certo também.

    Parabéns pelo post!
    Estou muito feliz pelo desenrolar do blog.
    Não comento, mas estou sempre aqui lendo! Rs

    Abraços!
    Preto

    Curtir

  2. Tô muito orgulhosa de vc, vou morrer de saudades mas tô mega feliz de ver você realizando esse sonho. Quero muitos posts sobre a Irlanda aqui eim kkk

    Curtir

Deixe seu comentário